Páginas

Seguidores


23 de fevereiro de 2011

DICAS PARA CASA...

LIMPEZA:
Conteúdo do site VIVA!MAIS

 COM VINAGRE BRANCO



Mofo

É simples limpar os rejuntes que acumulam mofo: você só precisa de uma escova de dentes velha embebida em uma boa quantidade de vinagre. Esfregue-a nos azulejos, deixe agir por duas horas e, depois, lave com água e sabão. Quer mais? Para livrar-se do cheiro de mofo no armário, esvazie o móvel e coloque dentro dele, durante a noite, uma bacia com vinagre puro. No dia seguinte, passe um pano com água.
Respire aliaviada
Cachorros e gatos são uma delícia - e o cheiro da urina e das fezes deles não vão mais atrapalhar! Após tirar os excrementos dos bichinhos, ponha num balde duas partes de água e uma de vinagre. Molhe um pano na mistura e passe-o no local. Pronto!
Xô, manchas
Tem uma peça de roupa manchada? Misture quantidades iguais de água e de vinagre em um borrifador e, antes de lavar, espirre a solução sobre a região afetada. Então, coloque a roupa na máquina, espere ela encher e adicione uma xícara (chá) de vinagre à água. Depois, é só lavar normalmente.
Panelas novas

Não há nada mais chato do que limpar a comida que fica grudada na panela quando a esquecemos no fogo... Por isso, este truque é tão legal: coloque no utensílio água suficiente para cobrir a sujeira e quatro colheres (sopa) de vinagre. Leve ao fogo, deixe ferver e, quando esfriar, lave de novo. Serve para alumínio, inox ou tefal.
Para brilhar

O vinagre também faz maravilhas pelo seu fogão e forno. Deixe um pouco do produto sobre a gordura por 15 minutos e, após o período, ataque com sabão neutro e uma esponja. O esfrega-esfrega ficará bem menos penoso e o resultado, simplesmente brilhante!

COM CERVEJA





Cerveja para tirar manchas de chá no tapete
Derramou chá mate, preto ou de frutas vermelhas no carpete? Ai, ai, ai! Hora de abrir uma cerveja. Encharque a mancha com a bebida e depois passe um pano molhado com água fria até a marca sumir. Parece mágica!

Cerveja dá cara nova aos móveis de madeira
Se aquela mesa que é um xodó de família - foi da bisa, depois da avó, da mãe e agora é sua - perdeu o brilho, esfregue no móvel um pano macio embebido em cerveja e em seguida lustre com um paninho seco. O brilho volta na hora e o malte da bebida ainda realça a tonalidade da madeira.

Cerveja para acabar com lesmas e caracóis
Separe uma garrafa pet de 600 ml, lave-a em água corrente e corte ao meio. Enterre o recipiente até a borda no local onde existem lesmas e caracóis - você pode localizá-los mais facilmente no pôr do sol, já que essas praguinhas se escondem durante o dia. Assim que entardecer, coloque cerveja quente na armadilha. O cheiro da bebida atrai os bichos e, na manhã seguinte, a garrafa estará cheia de lesmas e caracóis afogados. Você pode (e deve) repetir o ritual diariamente até não encontrar mais nenhum.

Cerveja para dar brilho a peças de ouro
Caso o seu acessório (brinco, anel, pulseira...) esteja opaco e com manchas, anote um truque infalível: coloque-o de molho por aproximadamente 10 minutos numa tigela com um pouquinho de cerveja. Daí é só polir a peça com um pano seco para deixá-la em perfeito estado.

Cerveja para espantar abelhas
Almoçar no jardim ou na varanda do sítio na companhia da família e dos melhores amigos pode ser bem complicado quando esses insetos barulhentos também resolvem participar da confraternização. Mantenha as abelhas a distância dispondo algumas latas com um tico de cerveja a alguns metros da mesa. Atraídas pelo cheiro da bebida, elas deixarão todo mundo em paz. Mas não se esqueça de manter os refrigerantes e as suas cervejas cobertos com uma toalha ou guardanapo

Cerveja para dar fim da ferrugem
Sabe aquela pecinha emperrada do banco da bicicleta? Experimente envolvê-la por cerca de uma hora com um pano embebido em cerveja. O ácido orgânico da bebida dissolve a ferrugem, soltando o parafuso facilmente.



BICARBONATO



1. Para deixar panelas e assadeiras brilhando 
Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas - a mancha sai sem esforço. E ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras.
2. Adeus, ralo entupido 
Acabe com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos. É fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente.
3. Poderoso aliado para um carpete cheiroso 
Se você tem animais de estimação em casa - ou pouca ventilação e luz natural - e o seu carpete anda com um cheirinho ruim, coloque o bicarbonato numa peneira grande e pulverize. Deixe agir por dez minutos e aspire (não use vassoura, apenas o aspirador, para evitar borrões brancos). Repita conforme a necessidade.
4. Bicarbonato como higienizador multiuso
O bicarbonato de sódio é um bactericida e você pode empregá-lo para lavar tábua de carne, cascas de frutas e legumes, pias, cesto de lixo e fogão. Assim como as esponjas usadas na lavanderia e na pia da cozinha e as escovas de cabelo. Faça a seguinte receita: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1/2 colher (sopa) de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue.
5. Para deixar os tecidos claros de novo 
Com o tempo, panos de prato, roupas de cama, colarinhos de camisas e roupas brancas de algodão e linho acabam ficando com um tom meio amarelado, que não sai com lavagens simples e dá uma impressão de peças malcuidadas. Resolva o problema fervendo esses tecidos por uma hora. Para cada litro de água, acrescente 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) rasa de sal. Depois, enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente. Já as lingeries brancas de náilon podem ser deixadas de molho por uns dez minutos em 1 litro de água com um 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, depois da lavagem normal. Não enxágue e seque na sombra.
6. Bicarbonato de sódio deixa o banheiro sem mofo
Limpe a cortina de boxe e os azulejos do banheiro com bicarbonato de sódio em uma esponja molhada. O mofo sai com facilidade e demora bem mais a aparecer de novo, mesmo em casas de praia, onde a umidade favorece o problema. Funciona tão bem quanto aqueles produtos de limpeza caros, específicos para isso, com a vantagem de não ter o mesmo cheiro forte e ainda não custar caro.
7. Para ter uma geladeira limpinha 
Evite aquele cheiro característico (e desagradável) mantendo uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, num cantinho. Ele absorve os odores durante três meses. Após esse período, troque o produto para renovar suas propriedades de absorção. Você também pode usar bicarbonato de sódio num pano úmido a fim de finalizar a limpeza interna da geladeira e do freezer, pois essa técnica tem efeito bactericida.



 

0 Falaram comigo!: