Páginas

Seguidores

5 de agosto de 2011

Culinária: Cassata


Oi meninas!!

Hoje vou postar pra vcs uma receita muito fácil de fazer.
É uma torta gelada de chocolate chamada Cassata.
Quando eu faço aqui em casa todos adoram e repetem!!
Essa sobremesa é tipicamente italiana, e de acordo com alguns pesquisadores, sua origem é Árabe.
A receita teria sido introduzida na Itália na época da dominação Moura. 
Vale apena fazer, pois vcs vão se apaixonar!!


Conheci em um almoço de amigos e me apaixonei, parece um sorvete, logo peguei a receita com uma senhorinha, Dona Maria,  foi ela que me explicou como fazer, e disse que a receita está na família, e que os netos e bisnetos adoram.... claro que sim, até eu amei!!!



Ingredientes:
• 1 lata de leite condensado
• A mesma medida (da lata de leite condensado) de leite
• 3 colheres (sopa) de amido de milho
• 4 gemas
• 1 lata de creme de leite sem soro
• 4 claras em neve

Calda:
• 4 colheres (sopa) de açúcar
• 3 colheres (sopa) de chocolate me pó
• 1/2 xícara (chá) de água

Modo de Preparo:

Calda: Em uma panela coloque o açúcar, o chocolate e a água. Misture até obter uma calda mais rala. Distribua-a em uma fôrma refratária com buraco no meio. Vire a fôrma de todos os lados para que fique totalmente envolvida com a calda. Leve para o freezer até endurecer (cerca de 40 minutos).
Creme: coloque o leite condensado, o leite (reserve um pouco), o amido de milho dissolvido no leite reservado, as gemas e o creme de leite numa panela. Mexa em fogo médio até engrossar. Desligue o fogo e junte as claras em neve. Em seguida, retire a fôrma do freezer e coloque nela o creme. Leve novamente ao freezer por quatro horas. Desenforme e sirva gelado.





Obs: Depois de desenformar eu coloquei essas bolinhas de chocolate para enfeitar mais !!

É uma ótima dica para a sobremesa do Dia dos Pais !
Bjs!!

5 Falaram comigo!:

Casinha Encantada disse...

Amei o nome do seu blog rsrs.
A receita parece maravilhosa, sou bem pésssima na cozinha mas com certeza vou tentar.
Um ótimo final de semana.
Bjs

Gaby disse...

Olá Vivian,
A cobertura do bolo não fica mole daquela que entra e molha o bolo por dentro não, fica tipo um brigadeiro mole,escorre e depois endurece um pouquinho, entendeu?

Bjs

Aryanne de Moraes disse...

Menina que receitinha maravilhosa, parece uma delícia e é fácil de fazer. Um dia desses eu faço pra ficar assim apaixonada como você ficou!
Beijocas...

Cinária Mendes disse...

Que delicia!!!
Vou guardar a receita e vou fazer.
Bom fim de semana
Beijos

Débora... disse...

Uiaaa....adorei essa tbm...
Já está programada pra sobremesa do fim de semana...
Bjsss